domingo, 16 de dezembro de 2012

Maria mostra: Ovo

Eles souberem escolher um nome de peso. Simples e sonoro! Que remete a várias ideias: embalagem, criação e até mesmo a primeira casa. Conheça agora a premiada Ovo, marca criada pelos designers Gerson de Oliveira e Luciana Martins.


O estúdio foi criado em 2002, mas a dupla já se conhece há uma longa data. Apesar dele ser fluminense e ela paulistana, os dois começaram a desenvolver projetos juntos em 1991, quando ainda eram estudantes da faculdade de cinema da USP.Apenas três anos depois, já participavam de exposições no Brasil e no exterior. Em 1996 durante a a participação da dupla no Brasil Faz Design em Milão, a dupla foi descoberta pelo renomado designer francês Philippe Stark. Do contato veio uma parceria e no ano seguinte o parisiense inclui a criativa poltrona da dupla, chamada Cadê, em seu International Design Yearbook, um livro que reúne criações inovadoras ao redor do mundo, e que logo depois gerou uma exposição em Bremen, Alemanha.


A fórmula de sucesso da poltrona foi simples e acertiva: um grande cubo de tecido elástico que esconde a poltrona. Segundo a própria Luciana, a receita foi ir contra a linha de pensamento da Bauhaus (tradicional escola de design alemã). Segundo Bauhaus a forma segue a função, mas para a poltrona os designers focaram no pensamento de que a forma esconde a função.

O processo de criação é totalmente dividido na Ovo. Cada um assume uma parte de um projeto, e acompanham, separadamente, a produção até se encontrarem de novo na finalização do produto. Os mais críticos dizem que este esquema de trabalho é rígido e perfeccionista demais, mas o resultado é real. Peças divertidas não param de sair das paredes da Ovo. Uma delas, a linha de poltronas denominadas Tiras de Leitura.


Tanto trabalho e dedicação trás resultados. Em 2010 a marca foi escolhida pela publicação britânica Viewpoint como uma das dez marcas dos países do BRIC (Brasil, Índia, Rússia e China) que influenciarão o mundo nas próximas décadas. A dupla declarou o quanto ficou agradecida pelo reconhecimento de suas obras, mas deixou claro que o foco é o trabalho, e os objetos sempre com um toque de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário