quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Inspirações da Maria: Oskar Metsavaht

Ele, o gaúcho mais carioca que existe, é tido como o criador do easy going típico do Rio de Janeiro e dono de uma visão do mercado de moda brilhante, mas sem afetação.


Oskar Metsavaht tem o dom da palavra. Sabe se expressar, vender seu produto (e a imagem dele!) e, principalmente, sabe criá-lo. Criador da Osklen em 1989, já foi questionado de não ser estilista uma vez que não sabe desenhar. Ele mesmo rebate esta acusação: "muita gente diz que, por não saber desenhar, não sou estilista. Mas proponho todo o imaginário das coleções. Só não passo para o papel."

Ele é quem indica os temas e referências de cada coleção. Depois destes escolhidos, vem o trabalho em parceria com a equipe de estilo, que definirá como a coleção será e em que tendências estará baseada, para não haver o risco das peças ficarem muito conceituais. Na Osklen o trabalho flui de acordo com a imagem que Oskar traça. Esta linha é fruto da equipe completa montada "as sombras" da empresa. A empresa possuí desde seus próprios designers gráficos até os arquitetos das lojas.

Atualmente, além de dezenas de lojas espalhadas no Brasil, a marca também possuí lojas em Nova Iorque, Miami, Milão, Roma e Tóquio. O site internacional de tendências WSGN põe a Osklen entre as dez marcas de roupas mais bacanas do mundo e Metsavaht foi o primeiro estilista brasileiro a receber uma reportagem de página inteira na Vogue norte-americana.

Em Fevereiro de 2010 o atelier da Osklen, um casarão em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, pegou fogo. No lugar de se lamentar, o acidente inspirou Oskar a revisitar toda a sua trajetória. Três dias depois do acontecido, os trabalhos no lugar foram retomados na medida do possível.


Mas o olho pra moda do garoto natural de Caxias do Sul começou a se desenvolver cedo. Entre seus fragmentos de memórias de infância estão imagens da mãe sempre elegante, que vestia Courrèges, e da boutique que havia na frente da sua casa e vendia peças Pucci. Aos 23 anos foi fazer residência médica no Hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro. Se encantou pela cidade e não pensou mais em voltar pra sua terra natal. Fã declarado do Arpoador, construíu a imagem da sua marca baseada em uma frase "United Kingdon of Ipanema".

Metsavath vê inspiração nas mulheres. Mas claro que para um criador extraordinário, a mulher que o inspira também é única. É uma mistura de elegância natural com atletismo, sem necessariamente ser esportiva. Uma mulher que sabe o que fica bem em seu corpo sem ser exatamente uma fashionista.

Há pouco tempo atrás criou a OM.ART, agência de criação responsável por criar projetos paralelos a Osklen. Foi da OM.ART que saiu a parceria com a Riachuelo. No quesito designers de primeira + fast-fashion Oskar dá uma opinião acertiva. Quanto mais pessoas estiverem usando suas roupas, melhor! É uma democratização do design. Mas democratização realista, feita de acordo com o poder de barganha do consumidor final e da destinação do produto. As parcerias propõem uma democratização positiva, mas na Osklen mesmo, segundo seu próprio criador, os preços não podem ser mais baixos poque devido a toda uma atmosfera cuidadosamente construída em torno das peças, há pesquisa e materias muito caros por trás.

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