quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Inspirações da Maria: Viktor & Rolf

Para esta dupla o desfile é uma forma de contar uma história. Por isso eles são não apenas celebridades do mercado da moda, mas também estrelas do mundo das artes, com seus desfiles que saem totalmente do padrão e se aproximam mais de performances de encher os olhos.


Viktor & Rolf vivem em Amsterdã, e é lá que mantêm seu quartel general de criações. Apresentam quatro coleções por ano e possuem três fragrâncias comercialmente bem-sucedidas. Mas é a constante linha tênue entre moda e arte que eles mantem em suas peças que causam tanto burburinho ao seu redor. Com apenas dez anos de carreira, em 2003, ganharam uma exposição retrospectiva no Louvre de Paris.

Ambos defendem que foram atraídos, há 19 anos atrás, para o mundo da moda por causa do glamour. Atualmente a visão dos dois amadureceu. Não escondem de ninguém que sofrem pressão sim no quesito prazos a serem cumpridos e resultados comerciais, mas é a constante ligação com a arte que torna o trabalho mais leve.


Para criadores exímios até o ritmo alucinado da moda também serve de inspiração. Segundo as palavras do próprio Viktor "de um lado é muito ruim a tensão da obrigatoriedade de criar. Mas, por outro, é estimulante. Estamos constantemente no meio dos dois polos. Em uma temporada, podemos sentir uma dificuldade imensa e, em outra, não. Realizamos um desfile baseados na palavra 'não' que dizia basicamente isso. No momento estávamos esgotados."

A sobriedade na forma de ver o mercado em que estão inseridos e a criatividade na hora de criar faz de Viktor & Rolf celebridades internacionais. Afinal, quem teria a visão que dá pra ser artístico, comercial e conceitual ao mesmo tempo, usufruindo o melhor dos três mundos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário