domingo, 27 de outubro de 2013

Musas da Maria: Penélope Cruz

Estávamos aqui pensando em que personalidade seria legal falar neste domingo, daí, minutinhos depois, veio a mente uma morenaça de sorriso iluminado. Ok, ela é linda! Mas pra lá de talentosa também.  Afinal, pra ter mais de 60 filmes em sua bagagem como atriz, em títulos do aclamado diretor espanhol e amigo próximo Pedro Almodóvar como Tudo Sobre Minha Mãe e Volver, até blockbusters como Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas é preciso ter talento de sobra, concordam? Então, topam admirar um pouquinho a Penélope Cruz junto com a gente?!


Penélope Cruz Sanchez é natural de Alcobendas, uma cidade a 15 km de Madri. Atriz talentosa e fluente em inglês, italiano e francês, vem de origem simples. Filha de um vendedor e de uma cabeleireira, sempre se disse apaixonada por cinema. Uma de suas lembranças mais felizes é a de quando o pai, ainda no início dos anos 80, comprou um videocassete, e ela passou a alugar filmes diariamente. Segundo suas próprias palavras foi nesta época que nasceu sua paixão pela carreira de atriz.

Nos anos 90 tornou-se musa do cinema espanhol, muito devido aos vários filmes do amigo Almodóvar em que atuou. Hoje é conhecida como a Madonna de Madri, e tem orgulho do título apesar da simplicidade e raízes que faz questão de manter. Conquistou Hollywood e a crítica especializada também ao abocanhar o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo ótimo Vicky Cristina Barcelona de Woody Allen. Foi no set de filmagem deste longa, em 2008, que começou a namorar o ator também latino Javier Bardem (já falamos um pouquinho dele aqui no blog, lembram?). Hoje, casada com ele desde 2010, possuem dois filhos: Leo  e Luna Encinas. Mas o casal estrelado - uma vez que Javier também já foi premiado com um Oscar de melhor ator coadjuvante, e estima-se que o cachê de Penélope esteja por volta de 10 milhões de dólares por filme - insistem em não optar por Los Angeles como cidade pra morar. Ainda vivem em Madri, e voam para os EUA sempre que é necessário filmar. O casal mora na capital espanhola próximo aos irmãos de Penélope, a também atriz Monica Cruz e o compositor Eduardo Cruz.


Aos 39 anos Cruz parece estar no topo de sua carreira. Além da maternidade - que aqui pra nós a deixou ainda mais bonita - a atriz também é um ícone fashion. Protagonizou campanhas de peso como a de perfume que fez para Ralph Lauren, e a do perfume Trésor, onde substituiu ninguém menos que Kate Winslet. Também foi estrela da grifada Loewe (já falamos desta parceria neste link que você pode acompanhar na nossa fanpage) e embaixadora da L'Oréal Cosmetics. Mas quem pensa que por causa da carreira, ou dos contratos, que a moça é encucada em relação a velhice, muito se engana. A atriz já deu declarações defendendo que envelhecer é um processo saudável e natural. E que sente pena de colegas de trabalho que viram vítimas da aparência com tratamentos e processos exagerados.

Nos cinemas, desde a última sexta, podemos admirá-la no já bem falado O Conselheiro do Crime. Além dos casting de peso como o seu marido Javier, Cameron Diaz, Michael Fassbender e Brad Pitt, o longa é dirigido por Ridley Scott e a história foi escrita especialmente para as telonas por Cormac McCarthy, autor do livro No Country for Old Men,  que ao virar longa rendeu o Oscar do marido de Penélope. Alguém tem dúvidas de que será um filmaço? ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário