domingo, 23 de fevereiro de 2014

Inspirações da Maria: mais alegria no mundo

Sabe quando estamos naquele domingo de preguiça sem fim - tipo hoje! - e aí logamos na rede social e compartilhamos alguma frase bonitinha tipo "mais amor, por favor"? Linda a mensagem, né? Mas e se algumas vezes, em vez de só compartilhar a mensagem, a gente levantar da cadeira e realmente praticar o amor? Que tal tomar coragem pra tal ideia, hein? É sobre isso que vamos falar hoje. De três pessoas/projetos que resolveram simplesmente praticar a alegria.

A nossa primeira história é  trazida pela norte-americana Gretchen Rubin. Ela tinha tudo o que uma jovem mulher podia desejar: família unida, bom trabalho e salário melhor ainda. Mas o que não diminuía era a sensação dentro dela de procurar a felicidade. Pra suprir esta busca leu incontáveis livros de autoajuda e clássicos da filosofia. Cansada de tanta teoria, partiu pra prática. Escolheu cinco metas mensais e trabalhou pra realmente colocá-las em prática. Na sua lista de metas tinha de tudo. Do "não fazer fofoca" até o "não encher o saco do marido com besteira", passando pelo "lembrar do aniversário de parentes e amigos". Eu sei, pode parecer bobinho pra você, mas pra ela deu super certo. O resultado ela publicou em um best seller e em um blog que ela escreveu simultaneamente. E lendo um pouquinho do trabalho da Gretchen, ela jura sim que está mais feliz.

Não tem websérie que demonstre melhor como a felicidade reside em coisas simples do que o projeto Continue Curioso. Lá somos presenteados com mini documentários com as histórias mais variadas: o que inspira o casal criador do Hypeness e do Casal Sem Vergonha; a publicitária que largou uma grande agência para cozinhar; o trio de amigos que tocam folk de alta qualidade nas ruas de São Paulo. São sempre vídeos mostrando pessoas que largaram uma forma convencional de ganhar a vida para tentar ser mais felizes. E a mensagem que o canal utiliza para definir seus interesses no "quem somos" não podia encaixar melhor: "o caminho aguarda os pés, que o enveredam por outro caminho."

Pra encerrar o nosso texto trazemos um projeto, chamado Nossa Jornada, que deixa muito claro que a felicidade existe quando ajudamos o próximo. O Nossa Jornada foi criado pela artista Renata Quintella que um dia resolveu sair pelas ruas de São Paulo e perguntar a um desconhecido o que ela podia fazer por ele. Ok, algumas pessoas são resistentes a ideia, mas Renata já fez coisas que vão de limpar a casa de uma mulher até a organizar um aniversário de criança. Suas ações já chegaram a 23 cidades e 3 países, e como tudo começou com dinheiro dela que, super natural que acontecesse, acabou, Renata abriu uma petição, no site Catarse, para poder financiar mais projetos.

Então, depois de ler e ver histórias tão inspiradoras, que tal nós tentarmos praticar a alegria na nossa rotina? Tudo começa com ações pequenas, que podem ser desde ajudar um idoso a atravessar a rua até por um potinho de água na calçada da sua casa para os bichos abandonados terem onde se refrescarem. A ação vai depender de cada um, mas a garantia é que a felicidade sempre vem. Pra quem recebe a gentileza e pra quem pratica a alegria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário