sexta-feira, 4 de abril de 2014

Musas da Maria: Kate Moss

Sabe aquele termo wild girl? Pois bem, parece até que nasceu pra definir ela: a top das tops Kate Moss!


Dama Katherine Ann Moss - sim, em 2009 foi nomeada Dama pela Ordem do Império Britânico - foi criada em Craydon, região ao sul de Londres, filha de uma garçonete e de um agente de viagens. Em 1988, na volta de uma viagem às Bahamas no Aeroporto JFK em Nova Iorque, Kate, com então 14 anos, foi descoberta pela agente de modelos Sarah Doukas. Mas foi por meio das lentes da fotógrafa Corinne Day que a top começou a causar estardalhaço na moda. O ensaio, em preto e branco, e encomendado pela revista The Face, a alçou ao sucesso rapidamente.

Depois do bafafá gerado pelo ensaio, bastou apenas um único encontro para que o diretor de arte Fabien Baron a recrutasse para ser a garota-propaganda da Calvin Klein nos anos 90. Ela permaneceu no posto por sete anos seguidos. Um recorde super difícil de quebrar!


O sucesso que alcança desde então não diminuí mesmo com o passar dos anos, já que pra muitos modelos possuem carreiras curtas.  Só capas de revistas Moss contabiliza mais de 300. Possuí contratos com cachês altíssimos e ano passado ganhou cerca de 5,7 milhões de dólares, sendo considerada a quarta modelo mais bem paga do mundo. Sem contar com suas colaborações muito bem-sucedidas. As coleções que assinou tanto para a Topshop como para a Longchamp tiveram algumas peças esgotadas em dias e outras em horas!

Mas não é só na moda que ela causa furor. Lucian Freud é o artista que Kate Moss mais admira. Em uma entrevista revelou que adoraria conhecê-lo pessoalmente. Eis que Kate foi apresentada ao pintor quando ela tinha 28 anos, na época ainda grávida de sua filha Lila Grace. Naquela mesma noite Freud, encantado pela moça, a persuadiu a pousar nua para um retrato. Em uma das várias sessões que foram necessárias pra ela pousar para a tela, Freud tatuou as famosas duas andorinhas na base das costas de Moss. Mais tarde, o retrato foi vendido por 4 milhões de libras esterlinas a um colecionador anônimo.


Na música também exerce seu carisma. Já colaborou com bandas como Oasis e Babyshambles, e estrelou em diversos videoclipes. Tem coisa mais linda que aquele I Just Don't Know What To Do With Myself do White Stripes? Além da Kate linda de viver como protagonista, o vídeo ainda foi dirigida pela talentosa Sofia Coppola.

E já que falamos de furor, difícil também não citar sua vida amorosa. Apesar de ser conhecida por conseguir manter sua vida pessoal ultra reservada, seus relacionamentos é assunto pra lá de quente. Como não esquecer o casal sexy formado com Johnny Depp? Ou o namoro polêmico com Pete Doherty vocalista da banda The Libertines? Atualmente está firme e forte, e bem casada desde 2011, com o guitarrista da banda The Kills, Jamie Hince. Mas antes dele também se envolveu com o cofundador da revista Dazed & Confused, Jefferson Hack. Este último é o pai de sua filha.


Mas nem só de amores vive uma modelo tão famosa. A maior polêmica que seu nome foi envolvido sem dúvidas aconteceu em 2005 quando o tabloide Daily Mirror flagrou a top cheirando cocaína. O clique foi parar na capa da revista e virou escândalo no mundo da moda. Contratos milionários foram cancelados e seu carisma foi abalado. Mas foi aqui que sua capacidade de dar a volta por cima foi provada. Logo no ano seguinte estrelou uma das edições mais sexys do famoso calendário Pirelli. Como não se sentir hipnotizado pelos imagens de uma Kate Moss completamente nua feitos pela dupla Mett & Marcus?

Provou mais uma vez que acredita em recomeços quando escolheu John Galliano em 2011 pra fazer seu vestido de noiva. O estilista estava na época recém envolvido em acusações de antissemitismo. As referências da peça, um vestido clássico de chiffon com um toque dos anos 30, foi passada por telefone para Galliano. Logo que saiu da reabilitação, ele se debruçou sobre o longo que virou uma referência entre as noivas moderninhas: uma mistura certeira entre sexy, e romântico.


Mas esta não é a primeira vez que a modelo em si influência a moda com o que veste. Considerada uma grande trendsetter internacional, Moss tem um estilo copiadíssimo. É considerada uma das precursoras dos estilos rock-glam e boho chic, além de ter popularizado o uso da calça skinny e do salto tipo stiletto.

A fama de Kate é tamanha que alguns de seus cliques ainda do ensaio feito por Corinne viraram retratos icônicos e fazem parte do acervo fixo do Victoria and Albert Museum em Londres.Vai dizer que mesmo com os 25 anos de carreira completados ano passado, Kate Moss não é a personificação de uma geração?

Nenhum comentário:

Postar um comentário