sábado, 8 de junho de 2013

Inspirações da Maria: Burberry

Oi gente! E como anda o fim-de-semana? Já curtiram nossos modelos novos de camisetinhas? ;) O blog tá passando por duas semanas de invasão inglesa, então hoje vamos falar um pouquinho de uma marca inglesa já centenária, que revolucionou a moda ao criar o trench coat e transformá-lo em ícone fashion, e que atualmente investe pesado em inovação nos produtos e tecnologia.


Quem se interessa por moda em geral já ouviu falar da Burberry, mas mesmo que você não se ligue em nomes, pode ter certeza que seus olhos já bateram em cima de alguma peça desta grife. Como? Bem, já viu Bonequinha de Luxo? Filme clássico, né? Mas você sabia que na cena clássica do beijo na chuva do final os atores Audrey Hepburn e George Peppard vestiam casacos da empresa?

A marca foi criada por Thomas Burberry em 1856, quando ele tinha somente 21 anos. Apesar da juventude do proprietário, os negócios iam bem, muito devido a sua visão em investir em propagandas numa espécie de  antecessor dos outdoors. Em 1879, num projeto de desenvolver um tecido mais resistente, surgiu o gabardine, tradicional tecido em que os trench coats são atualmente confeccionados, e famoso por suas linhas diagonais e sua propriedade à prova-de-água. O gabardine só foi patenteado pela empresa em 1888, mas ele não era visto como um tecido nobre ou muito menos a peça pronta com ele confeccionada. Eram somente casacos práticos e duráveis. Prova disto foi que em 1895 o Ministério da Defesa britânico encomendou peças com este novo tecido a Burberry. Eram abrigos de chuva que faziam parte do uniforme dos militares. Esta peça, denominada tielocken, foi considerada o antecessor do trench coat.


O trench mesmo só nasceu em 1901, mas chegou ao seu auge com a 1º Guerra Mundial, onde foi adotado pelos militares. O segredo pra uma peça conquistar o Exército britânico foi sua funcionalidade. Além de proteger da chuva, possui aba no peito que servia como apoio pra arma, dragonas nos ombros, que serviam pra prender o quepe dobrado ou mapas, e os punhos ajustáveis, que podiam ser apertados e impedir que o vento frio entrasse. Durante o conflito foram confeccionadas 500.000 peças com fins militares. Logo após a guerra os ex-soldados voltaram pra casa e continuaram usado esta peça, que é muito durável, ou casacos similares em seu dia-a-dia. Assim o trench coat ganha popularidade e levou o nome da Burberry para a boca do povo.

Outra grande marca registrada da maison inglesa é o seu xadrez com tonalidades terrosas. De longe conhecemos, não é verdade? Mais por razões estratégicas, já que esta padronagem é um grande alvo da pirataria mundial, ele vem cada vez sendo menos usado e substituído por estampas coloridas, mas ainda com o espírito da grife.


O legal é que com a Burberry vemos todos os ciclos que uma empresa pode passar: nasceu simples, confeccionou peças de fardamento militar, ganhou popularidade, depois se destacou com seus produtos com alto padrão de qualidade e em 1989 virou a fornecedora oficial de roupas para o príncipe Charles (você pode ver um pouquinho mais sobre o vestuário da família real britânica aqui), ou seja, o pico do luxo e sofisticação. Mas apesar disto tudo a marca também passou por um período de decadência nas vendas e esquecimento pelo grande público. E aí veio a grande virada que nós da Maria somos fãs. Todos passam por períodos de dificuldade, mas como sair deste período define a espírito de muitas marcas.

Em 2001 Christopher Bailey foi contratado como diretor de estilo da grife. Sacada de mestre! Com o talentoso jovem de 30 anos formado pela Universidade de Westminster a marca passou por um processo de rejuvenescimento e deu nova vida a seu tradicional xadrez. Junto com a contratação de garotas propagandas como Emma Watson (também já falamos mais dela aqui), Kate Moss e Rosie Huntington-Whiteley seria impossível que a Burberry não chamasse atenção pra si novamente.


Atualmente falar de Burberry é falar de qualidade e tradição, mas sem um "peso" pelos anos de existência. Se há uma empresa que investe pesado em tecnologia, esta é a Burberry. Seus desfiles já são famosos: Já choveu e  já nevou em plena passarela, e em 2011 houve um show holográfico! Hoje não precisa de ingresso pra ver um desfile da grife por inteiro. Além de serem transmitidos ao vivo via Livestream, a marca também transmitiu pelos famosos telões da praça Piccadilly Circus em Londres. Ela também investe pesado em new faces, modelos ainda desconhecidos do grande público, pras suas campanhas, mantendo o espírito jovem. Outra sacada brilhante são os vídeos da grife, sejam de bastidores ou de tutoriais, onde junto aos produtos e funcionamento da empresa estão atreladas músicas dos novos nomes do cenário artístico britânico. Além de divulgar estes novos artistas a empresa já atingiu mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.

Vai dizer que você não se apaixonou pela Burberry também? ;)

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