domingo, 23 de junho de 2013

Maria mostra: it bags (parte 1)

Olá pessoas lindas! Hoje a Maria vem falar um pouquinho sobre um assunto que muito interessa a boa parte da mulherada mundo afora, bolsas! Mas não são simplesmente bolsas, e sim it-bags, as bolsas mais admiradas e desejadas do mundo.

Deixamos logo claro que não existe um rank que classifique estas peças tão lindas em ordem. O que fizemos aqui foi trazer pra vocês, nossos queridos leitores e clientes, uma lista das bolsas que amamos. As que admiramos a história da empresa que as produzem, ou as que desejamos muito ter. Afinal aqui na Maria somos todas mulheres e também nos encantamos por muita coisa linda mundo afora. ;)

Outra dúvida que tentamos esclarecer é como uma peça ganha o título de it-bag. Bem, até hoje não é algo com critérios fixos de classificação, mas o que fica entendido é que toda it-bag, além de um sucesso de vendas, é um produto confeccionado por uma empresa poderosa, com anos e anos de experiência na arte de trabalhar em couro e materiais afins, e ainda carrega um pouco de história. Afinal não é só uma peça em que a cliente põe carteira e outros objetos dentro, mas um bem que conta a história da empresa de onde vem, e que provavelmente será passado de uma geração de consumidoras para outra.



Começamos falando da D-Bag da Tod's, grife italiana especializada em artigos luxuosos de couro pra homens e mulheres. A Tod's é o mais puro exemplo do que é o luxo italiano, design limpo, mas materiais e mão-de-obra da mais alta qualidade. Seus produtos são considerados atemporais e extremamente versáteis, acompanham o dono de um passeio diurno a eventos noturnos. Tanto charme numa peça só poderia atrair muitos admiradores, e pra D-Bag não falta: Diane Kruger, Jessica Alba, Jennifer Garner Nicole Kidman sempre são vistas usado suas Tod's. Mas se é pra eleger uma fã, a maior de todas é sem sombra de dúvidas Lady Di (você pode ver um pouquinho mais do estilo dos membros da família real britânica neste post aqui). A Tod's era sua marca preferida, juntamente com a Versace, e ela sempre era vista com sua D-Bag, da academia a visitas oficiais. Atualmente a bolsa ganhou uma versão renovada onde o nome passou a ter um D a mais - a D.D. Bag! - e a peça apresenta um desenho mais arredondado e zíper para fechar. A parceria entre a princesa Diana e a marca foi tão grande que a empresa lançou há poucos meses um livro chamado Timeless Icon repleto de fotos da nobre em momentos descontraídos, porém com looks inesquecíveis.

Ainda falando em realeza, não poderíamos deixar de dizer que Kate Middleton também se rendeu ao charme desta grife icônica e desde 2011 é vista circulando com uma D.D. Bag cinza. E se você ficou curiosa pra conhecer um pouquinho mais desta empresa, não deixa de visitar o site oficial deles e babar também com os mocassins coloridos, outro ícone da marca.



Falar de it-bag e não falar da Fendi é tarefa muito difícil. A maison é dona de vários objetos desejos, mas a Peekaboo ou (Peek-a-Boo) é de arrasar corações. Ela surgiu nos desfiles de primavera/verão 2009 e rapidamente virou hit por possuir um formato tradicional, porém pode ser também confeccionada em cores diferenciadas como o amarelo, por exemplo. Mas o charme fica por dentro. Dependendo da vontade da dona ela pode ter seu interior liso em couro ou camurça, ou com padronagens tipo o monograma da Fendi ou onçinha. A Peekaboo era confeccionada nos tamanhos pequeno, médio e grande desde a sua criação, mas a partir deste ano ganhou a versão mini, que chegou pra ser vendida aqui no Brasil agora no último dia 04.

Não faltam fotos circulando pela internet de personalidades como Jennifer Garner, Rachel McAdams, Blake Lively e Kim Kardashian usando a sua Peekaboo, mas se tem uma que sempre enche nossos olhos é a bellísima it-girl Olivia Palermo (já falamos um pouquinho dela aqui, lembram?) e a sua versão mini e preta da bolsa da Fendi. Luxo!



A próxima bolsa pode não vir de uma marca que existe há décadas, mas que mesmo com a pouca idade, já está mais do que estabelecida na área de roupas femininas e acessórios em couro. A Proenza Schouler foi criada em 2002 pelos designers Jack McCollough e Lazaro Hernandez. Suas bolsas em couro e camurça, com alça a tiracolo e alça curta pras mãos, e nas mais variadas cores, conquistou não só famosas como as irmãs Olsen, Kirsten Dunst e Leighton Meester, mas também especializados em moda como membros do CFDA (ficou curioso pra saber o que é CFDA? Pois não deixa de conferir este post aqui). Aqui no Brasil uma Proenza sai, mais ou menos, por seis mil reais e pode ser encontrada em e-commerces.



E pra encerrar por hoje trazemos a bolsa que, particularmente, achamos a mais clássica de todas as it-bags, Lady Dior. O nome vem do nascimento da bolsa: com uma visita programada a Paris onde iria inaugurar uma exposição sobre Cèzanne, Lady Di - sim, ela mais uma vez! - foi presenteada com uma bolsa feita a pedido pela na época primeira-dama francesa a tradicional casa de alta-costura. Nasceu uma bolsa icônica, com costuras externas, alças curtas e confeccionadas nos mais diferentes tipos de couro.

Saõ menos de duas décadas de existência, mas muito sucesso. Difícil encontrar uma mulher que nunca tinha visto e/ou admirado uma Lady Dior. Tanta classe e sofisticação numa peça pedem uma embaixadora a altura, e não dá pra existir campanha mais linda do que a que a Marion Cotillard fez pra Dior onde uma palavra define tudo: luxo!

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