terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Maria ama: Trish Summervile

Ela se divide entre a Suécia, Zurique e Los Angeles, mas ficou famosa pro grande público a dar forma a polêmica Lisbeth Salander  - a protagonista do elogiado O Homem que não Amava as Mulheres de David Fincher - com seu figurino punk old school. A Maria agora abre um espaço pra Trish Summerville.


A imagem onde a charmosíssima Rooney Mara incorpora a heroína criada por Stieg Larsson e aclamada na trilogia Millennium varreu o mundo desde Dezembro de 2011, quando o consagrado diretor de Hollywood lançou a sua versão cinematográfica da obra do jornalista sueco. Quem viu surpreendeu-se com a capacidade incrível de David Fincher de criar longos sombrios e irresistíveis, com a jovem atriz até então pouco conhecida escalada pro papel feminino principal, e com o figurino perfeito e tão forte quanto a personagem e o seu mood dark.

Todo o figurino foi obra de Trish. Ela própria fã do estilo, pesquisou a fundo os livros e a personagem. Coletou uma grande quantidade de fotos de punks nos anos 70 e 80 e garimpou as lojas suecas - pra dar mais veracidade a personagem que é natural deste país - principalmente as de remarcações e especializadas em couro. Segundo a própria stylist ela teve muito sorte em dois pontos. O primeiro era que os cenários, inclusive o apartamento de Lisbeth, estava pronto com mais de um mês antes do início das gravações. Assim, ela teve tempo de sobra pra passar longos períodos mergulhada no cenário e envolta na tranquilidade e no silêncio pra remexer em cada objeto cenográfico. Foi com todo este tempo de "imersão" que ela entendeu melhor as características da personalidade da protagonista e assim visualizou Salander e seu figurino.


Em segundo lugar vem a escolha da atriz. Apesar da bela Rooney Mara ter uma aparência mais tradicional com longos cabelos ondulados castanhos com reflexos ruivos e olhos azuis, Summerville defende que ela foi a escolha perfeita pro papel. Topou passar por um intensivo de um dia de construção da personagem: cortou o cabelo estilo moicano com uma minúscula franja, tingiu as sobrancelhas em um tom de loiro platinado, fez a maquiagem das tatuagens descritas nos livros, e até topou realmente perfurar alguns dos piercings da personagem. Surgiu uma figura exótica e incrivelmente charmosa. Mara é tão esguia quanto a descrição de Salander, mas possui feições marcantes e olhos azuis que se tornaram profundos e sóbrios com toda a caracterização.

O filme  e a personagem viraram sucesso, tanto que afetou até o estilo pessoal de Rooney Mara. A atriz rapidamente tornou-se ícone fashion com seu estilo minimalista com um toque dark. Mas muita visibilidade também veio para Trish. A stylist foi escolhida pra fazer o figurino de comerciais pra TV de clientes como Heineken, Nike e Iphone (todos também dirigidos por David Fincher e alguns contando com a atuação do amigo e parceiro do diretor, Brad Pitt). Ainda em 2011, em Novembro, um mês antes da estreia mundial do longa, lançou uma coleção em parceria com a badalada H&M totalmente inspirada no filme. Eram 180 peças com muito couro, camisetas podrinhas e itens com pegada boyish que chegaram primeiro na Colette de Paris e depois em todas as H&M do mundo. A coleção foi um sucesso de público e crítica, e rendeu a Summerville o status de figurinista do time A de Hollywood.


Até o momento Trish Summerville já está escalada pra parte 2 da saga Millennium, mas é o seu trabalho em Jogos Vorazes: Em Chamas que nós da Maria estamos super ansiosos pra ver. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário