quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Maria mostra: Zac Posen


Apesar de ter apenas 31 anos, este nova-iorquino nascido na ilha de Manhattan foi o primeiro jovem estilista a fazer barulho nos anos 2000 e ter estrelas de Hollywood brigando pra usar os seus vestidos! Muitos dizem que sem seu sucesso designers como Alexander Wang e as irmãs Laura e Kate Mulleavy, da Rodarte, provavelmente não estariam onde estão. Este é Zac Posen.

Posen estudou na Parson's School of Design e na Central Saint Martin, em Londres. Enquanto estudava no velho continente, através de uma amiga de faculdade, desenvolveu um vestido para Naomi Campbell. Muitos dizem que seu começo de carreira no mercado da moda foi com este vestido. Sempre foi um rapaz de muitos contatos, mas através desta experiência entrou num ciclo de festas no high-society e vida glamourosa. Ficou conhecido como um festeiro com carinha de bebê. Mas percebeu que suas roupas encantavam a s mulheres. Chegou ao topo com um negócio multimilionário ainda na casa dos 20.

E então veio a crise econômica de 2008. A recessão prejudicou suas vendas e Zac foi acusado pela mídia de crescer muito rápido, o que só demonstrava que seu sucesso era uma fachada e que logo iria estar na amargura.


Cansado das críticas e da cultura de moda focada no designer por menos, Zac mudou-se para Paris. Abandonou a vida noturna de festas mil e focou-se na sua profissão. Passou a desfilar suas criações no line-up da semana de moda francesa. Mas do passado, o designer guarda o melhor. Diz que usou sua falada vida noturna pra chamar atenção a si mesmo e que fez contatos que faz questão de manter até hoje como Anna Wintour, a quem ele diz que foi uma das maiores incentivadoras do seu trabalho, e Sean Combs, o famoso empresário e rapper que é investidor da marca de Posen. O designer defende que tanto ele como Combs possuem apreço pela beleza feminina e suas formas.


Hoje Posen deu a volta por cima. Veste com dramaticidade e elegância estrelas para eventos de tapete vermelho como o Oscar e o MET Ball. Sua receita de sucesso é o foco da sua criação. Mulheres confiantes e ousadas, que seduzem, mas não de uma forma vulgar. "Foco nas mulheres que querem comprar emocionalmente, e não apenas pela função da roupa." 

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