quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Maria mostra: Isabel Marant


Magra e quase sempre sem maquiagem, Isabel Marant é a típica francesa. Pertence àquela categoria de mulheres que passam a impressão de que não fazem o menor esforço pra estar bem vestida. Formou-se pelo Studio Berçot em 1987, e passou por maisons como Chloé antes de abrir seu próprio negócio. Negócio este que começou em 1989, com uma simples parceria com uma amiga e ex-modelo alemã. As duas produziam joias e tricôs. As vendas cresceram e em 1994 Isabel abriu a marca tal como a conhecemos hoje.

O estilo de Marant pode ser definido como cool, e suas peças refletem bem esta visão: roupas reais para mulheres reais! Segundo os críticos, foi este estilo simples e chic, mas extremamente confortável, que fez a designer engordar sua lista de clientes de forma tão avassaladora. Kate Moss, ícone fashion e uma das clientes top, foi até estrela da campanha da grife em 2010.


Até as musas inspiradoras de Isabel demonstram este estilo "mais leve", porém não menos elegante. Katie Holmes e Alexa Chung são inspirações pra ela. "Não desenho pra loiras. Desenho pra morenas! Gosto de uma sensualidade menos explícita."

Mas a sua fórmula para o sucesso é um pouco mais abrangente do que simplesmente as roupas. Seu carisma pessoal e o fato de ser uma mulher com grande visão de negócios também ajuda. Muitos diziam que ela já estava estabelecida, próxima dos quarenta anos e com um estúdio num dos endereços mais nobres de Paris. Mas Isabel não se acomodou e partiu pra expansão global: em menos de cinco anos abriu lojas no SoHo, em Nova Iorque, no Líbano e revende até para multimarcas de luxo em São Paulo.


Mas a grande sacada da designer foi o sneaker com salto embutido, um sucesso total entre as mulheres ao redor do mundo, e copiado e reproduzido por diversas marcas. Segundo ela, fã assumida de sneakers, o segredo era encontrar uma fórmula da mulher valorizar suas formas com esta peça. Um dia, em seu atelier  lembrou que quando adolescente colocava pedaçinhos de tecido dentro do tênis pra parecer mais alta. O protótipo foi desenvolvido a partir desta ideia  e desde então Marant desfruta do sucesso de sua criação. "Tênis são muito confortáveis, mas não exatamente elegantes. Ter um saltinho faz diferença e alonga as pernas - eu conheço as mulheres, eu sou mulher, então eu sei o que elas procuram. Tem a ver com autoconfiança."

Nenhum comentário:

Postar um comentário