sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sonzinho da sexta: Elis Regina

Elis Regina. Só o nome fala muita coisa e conta muita história, inclusiva da própria Música Popular Brasileira.

 
Nascida em 1945 no Rio Grande do Sul, Elis Regina era conhecida pela sua voz, presença de palco e personalidade. Considerada por muitos críticos e músicas como a melhor cantora brasileira de todos os tempos, tem entre seus maiores sucessos as músicas Águas de Março, Falso Brilhante e Transversal do Tempo.

Elis Regina surgiu dos festivais de música da década de 60, seu estilo era totalmente influenciado pelos cantores de rádio da época, em especial Ângela Maria, e foi com uma música dessa cantora que Elis ganhou o título de Primeira Estrela da Canção Popular Brasileira na era da TV.


Cada CD que Elis gravou transmitia o que se passava na vida dela no momento. A intérprete era sentimento puro. Seu primeiro disco, Viva a Brotolândia, marcou sua mudança de Porto Alegra para o Rio de Janeiro. Depois, mudou-se novamente para São Paulo em 1964, onde fez sucesso no programa Fino da Bossa - que mais tarde lhe traria o casamento com o diretor, Ronaldo Bôscoli.

Elis Regina era uma aventureira! Passou pela MPB, bossa nova, samba, rock e, até mesmo, o jazz. Grandes sucessos da música brasileira como Madalena, O Bêbado e a Equilibrista e Querelas do Brasil foram eternizadas pelo som de sua voz, a qual registrou momentos de muita tristeza durante a ditadura militar do País.

Além disso, Elis foi responsável por interpretar canções de grandes nomes que ainda não tinham sido revelados na época: Milton Nascimento, Ivan Lins e João Bosco. Fez duetos célebres com grande protagonistas da música brasileira dos anos 60 como Jair Rodrigues, Tom Jobim, Simonal e Rita Lee.

Foi a primeira artista brasileira a inscrever sua própria voz como se fosse um instrumento na Ordem dos Músicos do Brasil. Com certeza, foi uma mulher de grandes feitos. Elis faleceu precocemente, aos 36 anos, deixando 3 filhos (todos seguidores da sua música) e uma vasta obra para a música popular brasileira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário