quinta-feira, 29 de maio de 2014

Sonzinho com a Maria: Devendra Banhart

Pra nós aqui da Maria, que amamos um sonzinho incrível a qualquer momento do dia, não existe cantor atual com mais magnetismo que Devendra Banhart. Então, já que o quesito é música boa, custa nada falar um pouquinho deste moço charmoso, né?


O Devendra nasceu em Houston, Texas, mas foi criado na Venezuela. Lá cresceu escutando Daniel Johnston (aí meu Deus! True Love Will Find You In The End derrete qualquer coração <3), Billie Holiday, Bob Dylan e muuuuita música brasileira da boa: Caetano Veloso, Secos e Molhados e Novos Baianos. Depois que Banhart resolveu seguir carreira musical e foi descoberto pelo produtor Michael Gira, ficou ainda mais perceptível a influência da música brasileira na suavidade melódica e no timbre vocal do músico.


E elogios não pararam de surgir pra Devendra. Foi o responsável pela redescoberta musical da cantora folk Vashti Bunyan (já escutaram a linda Train Song dela? De suspirar!) segundo ela própria. Em 2006 fez uma participação especial no show em Londres que marcou a volta d'Os Mutantes. Subiu ao palco pra cantar Bat Macumba e arrancou elogios do grande Sérgio Dias. Pouco depois, ainda com um flerte com a música brasileira, chamou o Rodrigo Amarante pra fazer uma participação na música Rosa. Neste meio tempo Banhart já havia sido consolidado como líder do movimento folk psicodélico e ainda tinha energia de sobra pra formar casal com a lindona da Natalie Portman (já falamos um pouquinho dela aqui, lembram?). Ufa!


Ano passado Devendra foi um verdadeiro furacão por onde passou. Veio ao Brasil parando aqui em Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e no Rio, e arrastou uma multidão de fãs descolados. Mas magnetismo mesmo exerceu com sua atual namorada, a designer de móveis e fotógrafa natural da Sérvia, Ana Kras. Em 2011 Ana foi mandada a Los Angeles por uma revista européia para fotografar Banhart. Bastou cinco minutos depois do encontro inicial e o músico já havia pedido Kras em casamento. Incrível, não? Dizem que ela quase entrou em pânico, quis ir embora, mas ficou e terminou o trabalho. E os dois vivem juntos em São Francisco desde então. Vai dizer que magnetismo não é a palavra que melhor define Devendra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário