domingo, 9 de setembro de 2012

Musas da Maria: Talitha Getty


Sim, você já deve ter visto esta foto por aí, Na verdade, você já deve ter visto esta foto muuuito por aí. A imagem vem inspirando mulheres, criadores e suas coleções por mais de 40 anos.
A fotografia tirada por Patrick Lichfield em 1969, em Marrakesh, Marrocos fez a moça acima virar a pioneira do estilo boho chic e um ícone da moda.

Filha de holandeses, provou ser uma legítima membro do jet set internacional ao nascer em Java, na Indonésia. Durante a Segunda Guerra Mundial, viu a família ser separada e enviada a diferentes campos de concentração. Depois da guerra, mudou-se para morar com a mãe em Londres. Com o falecimento da mãe, foi morar na França com o pai e a madrasta.

Ao voltar pra Londres e aceitar o convite para a festa de um ex-vizinho, se rendeu aos sorrisos do jovem chamado John Paul Getty Jr., filho do homem mais rico do mundo na época. Os dois não desgrudaram mais! E assim que passaram a circularem juntos, Thalita adquiriu status internacional na aristocracia da moda.



Os dois casaram em Roma em 1966. Provando ser autêntica e original, Thalita usou um vestido branco, porém míni, de veludo, com capuz e detalhes de pele. Passaram a lua-de-mel em Marrakesh, onde compraram um palácio do século XIX a que denominaram de Plesure Palace. Foi no palácio onde a famosa foto da varanda foi tirada.

Thalita, com sua personalidade e beleza, conquistava admiradores por onde passava. Não por ser somente a simpática moça de cabelos castanhos e olhar enigmático, mas por ter estilo suficiente pra aparecer usando caftã colorido de seda, pantalona e botas brancas, além de vááários anéis.
Este seu jeito de se vestir: calças, vestidos, túnicas, lenços e turbantes, combinados a peças de alta-costura como as de Valentino ou de Yves Saint Laurent, tornou-a precursora do estilo bohemian (ou boho, como amamos chamar! <3), cheio de referências étnicas e folk.

Yves Saint Laurent, que o diga, foi um amigo próximo de Thalita. O estilista não só a elegeu musa, como também se sentiu inebriado pelo estilo de vida do casal. Em Marrocos, a casa dos Getty ficou conhecido pelas festas desenfreadas no estilo sexo, drogas e rock'n'roll. Saint Laurent se sentiu tão influenciado que também comprou uma casa em Marrakesh junto com seu parceiro Pierre Bergé.


Com a vida movida a festa, Thalita não resistiu e morreu de overdose aos 30 anos, deixando um único filho com apenas três anos, Tara Gabriel. Mas segue sendo motivo de inspiração pra maisons como Kenzo, Dolce & Gabana, Chloé, Dior, Gucci e a brasileira Cia. Marítima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário